O Conselho Fiscal pretende ser um órgão independente dentro da associação, responsável por fiscalizar e monitorizar a evolução da entidade.
Temos como principal função, garantir transparência, conformidade com a legislação e a correta aplicação dos recursos.
Resumidamente apresentamos as principais funções que o Conselho Fiscal irá desenvolver:
Fiscalização das Demonstrações Financeiras
Examinar balanços, demonstrações de resultados e relatórios financeiros para garantir a sua veracidade e conformidade com as normas legais.
Supervisão da Gestão Administrativa
Acompanhar o cumprimento atempado das tarefas administrativas, das decisões dos Órgãos Sociais e verificar se a Direção cumpre com as responsabilidades financeiras de forma ética e eficiente.
Prevenção de Fraudes e Irregularidades
Identificar riscos financeiros, desvios de recursos ou qualquer indício de má gestão, sugerindo correções quando necessário.
Emissão de Pareceres e Relatórios
Elaborar relatórios periódicos sobre a situação financeira da associação.
Cumprimento das Obrigações Legais e Tributárias
Verificar se a associação cumpre todas as obrigações fiscais.
Para que os nossos objetivos sejam alcançados, pretendemos implementar o cumprimento de prazos de aprovação, do Plano de Atividades e Orçamento e do Relatório e Contas, em tempo útil, objetivos para os quais deve haver uma nova atitude para um desempenho contabilístico regular e atempado de forma oportuna e precisa, para garantir uma gestão eficaz e o cumprimento das obrigações legais.
Temos consciência e pretendemos cumprir com o papel fundamental que um Conselho Fiscal deve ter, na credibilidade, na garantia da transparência e integridade da informação financeira.
A nossa atuação independente e fiscalizadora, ajudará a assegurar que os relatórios da contabilidade, reflitam uma imagem verdadeira e apropriada da realidade financeira da associação.
O Conselho Fiscal
Gil Abreu Dias - Professor Adjunto ESTG-IPVC